www.terradacerveja.com

Minha foto
Olá, me chamo Leo Cunha, sou arquiteto, nascido e criado no Rio de Janeiro e morando desde 2010 em Munique (Alemanha). Além de dicas, fotos e curiosidades, tentarei expor alguns relatos de viagens que fiz e ainda faço pela região do Sul da Alemanha (Bavaria), e pela Europa. Escrevendo de forma descontraída, em um tablet ou smartphone e muitas vezes no meio da rua, espero conseguir contar o que vivi, conheci e aprendi por aqui. A idéia é fazer artigos ilustrados com informações simples, fáceis e úteis a qualquer visitante. Lembrem-se, estarei relatando unicamente minha experiência e opinião. Portanto não espere um relato imparcial e completo. Se quiser ajudar contando sua experiência, aventura, criticando, sugerindo,..convido a visitar o www.terradacerveja.com e deixar seu comentário por lá.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eagle Nest "Ninho da Águia"

 Para quem se interessa por Segunda Guerra Mundial, a região apresenta muitas opções para visitação e estudos, porém não esperem muita colaboração dos alemães. Na verdade, qualquer pergunta sobre o tema será negativada com a cabeça. Isso porque os alemães aboliram totalmente o tema e procuram esquecer o que foi feito por seus antepassados, consequentemente o roteiro deverá ser criado por cada um.

Berchtesgaden

Em 4 de maio 1945, a Terceira Divisão de Infantaria atingiu a cidade turística de Berchtesgaden e de lá tomou um caminho estreito até Obersalzberg, uma subida com cerca de 1.200 metros. A captura do "Ninho da Águia" seria simbólica, pois os 315 bombardeiros britânicos já haviam pulverizado praticamente todo o complexo nazista. Além da possibilidade de capturar lideres do Terceiro Reich, era uma questão de honra para os soldados americanos. Algo semelhante aconteceu com a bandeira em Iwo Jima, em Fevereiro daquele mesmo ano. Isso sem contar com as Adegas do Marechal Hermann Göring, que construiu uma casa de férias perto do Berghof. 
A subida ate o "Kehlsteinhaus" (Ninho da Águia) é um passeio inesquecível, tamanha a beleza do local Quando você chega no topo da montanha, você entende o motivo de Hittler ter passado grande parte de seus 12 anos como Führer (às vezes até 06 meses em 1 ano), em uma casa chamada de Alpine Berghof. Todo o vale do Berghof foi o Untersberg, uma montanha que se diz conter a alma imortal do imperador Carlos Magno, que havia conquistado a maioria da Europa cristã no Século IX.

Dica importante: o "Ninho da Águia" NÃO funciona no Inverno !
A estrada de acesso ao topo da montanha é estreita, feita somente pelos ônibus credenciados. 


Para esse passeio, temos dezenas de empresas turisticas que operam na região e cobram uma média de 100 euros por pessoa, isso mesmo..100 EUROS ! (trem até Berchtesgaden, ticket do onibus e guia).
A dica que posso passar é ir na Estação Central (Hauptbahnhof), comprar o "Bayrisch Ticket" para o trem.
Com esse "ticket da Bavária" você e mais quatro pessoas poderão ir ate Berchtesgaden e voltar por 29 euros (válido de 6 da manhã até às 6 da manhã do dia seguinte). Essa viagem de trem tem a duração de mais ou menos 1 hora.

Nesse vídeo que fiz, você pode ter uma ideia de como é essa viagem

Na estação de Berchtesgaden, tem onibus saindo a cada 20minutos para Obersalzberg. Esse onibus já está incluso no "Bayrisch Ticket". Essa viagem tem a duração de 20 minutos.

Chegando em Obersalzberg, temos o "Dokumentation Obersalzberg". Além de ser o ponto de partida do tal ônibus que irá percorrer os 1200metros de subida até "Eagle Nest", temos diversos documentos e fotos da época, e visitação aos acessos do bunker. Se não me engano, o ticket para esse "Centro de Documentação" custa uns 3 euros e o ônibus uns 15 euros.



Nota: "Com base no acordo entre o governo do Estado da Baviera e as forças americanas ocupacionais, as ruínas do Berghof, as casas de Göring e Bormann, a creche, o quartel da SS, a Kamphäusl chamado (onde Mein Kampf, vol . 2 foi escrito) e casa de chá de Hitler foram explodidos. Assim como bunker de Hitler em Berlim, o governo não quer deixar monumentos que poderiam se tornar locais de peregrinação para os neonazistas".

IMPORTANTE: A estrada que dá acesso a Eagle Nest é estreita e feita apenas pelos onibus credenciados no local. Por questões de segurança, a estrada é fechada normalmente, em Novembro e reabre no fim de Março/Abril. Não existe uma data anual certa, tudo depende das condições climáticas locais. De qualquer forma, o aviso com as datas é publicado no site com umas duas semanas de antecedência.

Maiores informações no site:








Nenhum comentário:

Postar um comentário