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Olá, me chamo Leo Cunha, sou arquiteto, nascido e criado no Rio de Janeiro e morando desde 2010 em Munique (Alemanha). Além de dicas, fotos e curiosidades, tentarei expor alguns relatos de viagens que fiz e ainda faço pela região do Sul da Alemanha (Bavaria), e pela Europa. Escrevendo de forma descontraída, em um tablet ou smartphone e muitas vezes no meio da rua, espero conseguir contar o que vivi, conheci e aprendi por aqui. A idéia é fazer artigos ilustrados com informações simples, fáceis e úteis a qualquer visitante. Lembrem-se, estarei relatando unicamente minha experiência e opinião. Portanto não espere um relato imparcial e completo. Se quiser ajudar contando sua experiência, aventura, criticando, sugerindo,..convido a visitar o www.terradacerveja.com e deixar seu comentário por lá.

domingo, 19 de agosto de 2012

Sistema de Transporte Público

Entenda o Sistema de Transporte Público de Munique.


Munique tem diversas opções e como citei anteriormente, tudo seguindo pontualmente o horário.
Nas plataformas do Metro, pontos de onibus,..todo lugar tem um painel digital indicando o horario do proximo embarque. Varias vezes eu ficava olhando pro relogio e pra rua "esse onibus não vai chegar, hoje ele vai se atrasar,..". Pronto, não é queele chegava pontualmente. Por lado, essa pontualidade tem um preço, eles são incapazes de te esperar, mesmo que você esteja correndo e a menos de 5 metros do ponto de onibus. Eles fecham a porta e "tchau", "pegue o próximo".

O S-Bahn (Suburban Train) é o metro vermelho e faz toda a ligação das regiões mais afastadas com o Centro. O S-Bahn, nada mais é que um "Metro de superficie", tendo em vista que ele trafega 90% do tempo fora dos tuneis.

O U-Bahn (Urban Train) é o tradicional metro subterraneo, na cor azul e faz toda a ligação do Centro da cidade.
O contraste entre as composições é curioso, pois algumas linhas operam com vagões da decada de 70, enquanto outras com vagões atuais e ultramodernos. Não se preocupe, ambos são confortaveis e num estado impecavel.

O StrasseBahn, ou Tram, VLT, Bonde Moderno,...isso mesmo, aquelas composições que dividem o asfalto com carros e onibus. São uma otima opção de conhecer a cidade sem ter que ficar gastando sapato pela rua. Tendo em vista que fazem seus trajetos pelo centro e vão parando em cada quarteirão.

Os onibus serão usados em regiões mais afastadas e pouco abastecidas de S-Bahn ou U-Bahn.
Dificilmente, pra falar a verdade, nunca vi turistas nos onibus. Ate porque, todos Hoteis e Hostels ficam na região central. Porem se precisar, estarão lá, inclusive com linhas funcionando por toda a madrugada.

Como comentei anteriormente, o "Cartão do Dia" vale para TODOS os transportes públicos.
Porem se você estiver usando apenas um onibus ou um "bonde moderno", você irá comprar seu ticket e validar no proprio transporte. O sistema funciona apenas com moeda e emitindo uma cartela com vários seguimentos. Na hora de validar (carimbar), você marca um segmento por ter embarcado + quantas zonas você irá percorrer. Dentro do "bonde" ou do onibus, tem um diagrama com as zonas (aneis).
Ex. Você vai da Zona 4 ate a Zona 1. Nesse caso, vc conta 1 segmento por ter embarcado + as 4 zonas. Total de 5 segmentos.
Você não precisa, nem vai ficar dobrando a cartela e carimbando segmento por segmento. Voce simplesmente pula 4 e carimba o quinto segmento. :)

"Ah, vou andar de onibus apenas de um ponto ao outro. Não vou pagar" ou "vou entrar nessa estação de Metro e sair na proxima, pra que pagar?!" Pois bem, já fiz isso e fui pego justamente nesse momento. Era novato e tentei o famoso "Desculpa, sou turista. Não falo alemão, não entendo.."
Fiquei 40 euros mais pobre e passei uma vergonha. Os fiscais estão uniformizados e na paisana, você nunca sabe quem e quando irão puxar a identificação do bolso, seguido do "seu Ticket, por favor"


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