Sem dúvida é a pergunta feita por 100% dos turistas que viajam pela Europa.
A questão é simples: quer conhecer lugares menos conhecidos ? As possibilidades que aparecem quando viajamos de carro e a quantidade de lugares que estavam fora dos planos, podem fazer valer a pena.
Particulamente na Alemanha, você terá a opção de viajar pela famosa "Autobahn", onde em vários trechos não existem limites de velocidade. Isso mesmo, verdadeiros "tapetes" de asfalto, em retas bem sinalizadas que cortam o país de ponta a ponta.
Os limites de velocidade surgem com as proximidades de centros urbanos e dos horários do rush.
Já me perguntaram diversas vezes: é preciso ter uma Carteira de Motorista especial para dirigir na Autobahn ? Não. Você só precisa da sua Carteira de Motorista Internacional (válida, obvio) e do Passaporte.
Porém algumas básicas regras deverão ser respeitadas:
- A média de velocidade na Autobahn é de 130km/h
- Jamais faça gestos obscenos com os dedos. Isso vale para qualquer auto-estrada, avenida, rua, beco,...
- Não pisque os faróis. Utilize a seta pisca-pisca para indicar que você vem com velocidade superior e deseja ultrapassar o veiculo que vai mais devagar a sua frente. Você irá perceber que todos respeitam a faixa de alta-velocidade.
- Quando estiver na faixa de alta velocidade não se esqueça de olhar seus retrovisores a todo instante. É normal estar sozinho e do nada aparecer um Bugatti Veron praticamente dentro do seu carro.
Além disso, normalmente os carros de policia na Autobahn são descaracterizados e você só irá perceber quando algum desses emparelhar ao seu lado com uma placa de "stop polizei"
Tem um reality-show na tv alemã sobre isso. São motoristas sendo parados e multados pelas mais diversas situações e em muitos o carro da policia tem até cadeirinha de bebê no banco de trás, sendo conduzido por um pacato casal.
Viaje com seu GPS.
Mesmo sabendo que 100% dos carros alugados tem aparelhos de GPS e 90% estão em inglês, é comum muitos viajantes ficarem perdidos na hora de acessar menu e rota, principalmente dos originais de fabrica com controle de navegação no volante e/ou no console central. Portanto não custa nada incluir seu aparelho de GPS e o devido carregador.
Viajar de carro é uma ótima maneira de conhecer novos lugares e interagir com a população local. Muitas cidades nunca ficam cheias mas isso não quer dizer que você deve deixar de reservar pousadas e hotéis.
Lembre-se que as grandes cidades abominam carros, portanto evite ir de carro à hoteis nos grandes centros. A maioria das vezes, a diária de um estacionamento sai quase a metade do valor pago na estadia de uma noite. E o mais importante: uma noite mal dormida pode estragar a programação. Portanto, evite dormir uma noite em cada lugar. Ao invés disso, faça a base em uma cidade e vasculhe a região.
Pedágio
Felizmente as auto-estradas alemãs não cobram pedágio, porem o mesmo é cobrado em todos os outros países da Europa. O pedágio europeu é feito através de um selo-adesivo colado no pára-brisa e comprado em Lojas de Conveniência "VignettenVerkauf" (em alemão). Esses adesivos tem a validade de 3 dias, 10 dias,. 1 mês e deverá ser comprado em todo país que será visitado. O preço médio é de 10€ por adesivo e caso seja pego sem o "adesivo-pedágio" (Vignetten) do referente país em que esteja, a multa é de 110€ e paga na hora. Acredite, o desculpa de "comprei um na Austria e achei que poderia usar na Rep.Tcheca também" não será aceita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário