www.terradacerveja.com

Minha foto
Olá, me chamo Leo Cunha, sou arquiteto, nascido e criado no Rio de Janeiro e morando desde 2010 em Munique (Alemanha). Além de dicas, fotos e curiosidades, tentarei expor alguns relatos de viagens que fiz e ainda faço pela região do Sul da Alemanha (Bavaria), e pela Europa. Escrevendo de forma descontraída, em um tablet ou smartphone e muitas vezes no meio da rua, espero conseguir contar o que vivi, conheci e aprendi por aqui. A idéia é fazer artigos ilustrados com informações simples, fáceis e úteis a qualquer visitante. Lembrem-se, estarei relatando unicamente minha experiência e opinião. Portanto não espere um relato imparcial e completo. Se quiser ajudar contando sua experiência, aventura, criticando, sugerindo,..convido a visitar o www.terradacerveja.com e deixar seu comentário por lá.

sábado, 22 de setembro de 2012

Cardápio da Oktoberfest


O que comer na Oktoberfest???

Pommes Frites: Batatas-Fritas tamanho XXL


Brezn: pãozinho tradicional da Baviera, coberto com Sal grosso e em formato de um laço-coração  Dentro das Tendas eles são vendidos pelas “Brotfrauen”


Brathähnchen: o famoso Frango assado de Padaria. São mais de 500mil frangos consumidos na festa;

Steckerlfisch : Peixe (cavala) defumada no espeto. 

Eisbein mit Sauerkraut: Joelho de Porco com Repolho azedo


Bratwurst mit Semmel: Cachorro-quente com Salsicha Alemã


Wiener Schnitzel: Filés de Porco empanados; sendo o prato mais tradicional austríaco


Leberkäse mit Semmel: imagina um sanduiche com um Presunto de 1 polegada.

Käseknödel: Bolinho de Queijo. Na verdade bolão, do tamanho de uma bola de Tênis.

Zwiebelkuchen: Bolo de Cebola.

Lebkuchenherzen: Tradicional lembrança da Festa. Pão de Mel com formado de coração, com alguns dizeres no dialeto da Bavária

Apfelkuchen: a tradicional e melhor Torta de Maçã. Com a opção de cobertura de Chantily ou Sorvete de Creme.


- Frutas Açúcaradas ou cobertas com Chocolate: Lembra da Maça do Amor ? Então..

Cervejas da Oktoberfest

 Você sabia que apenas 06 Cervejarias participam da Oktoberfest e todas são de Munique ? A escolha segue o estatuto da festa: é preciso ter tradição comprovada e seguir as leis de pureza de Munique e da Alemanha. As eleitas são: Augustiner, Paulaner, Hofbräu, Spaten-Franziskaner, Hacker Pschorr e Lowenbrau.

A cerveja por excelência do Oktoberfest é conhecida como Märzen, porque se produz em Março (März em alemão). A Cerveja Märzen é um pouco mais forte que a média das cervejas. No séc. XVII os produtores de Cerveja bávaros inventaram um sistema de produção que evitava a perda do sabor e da quantidade de álcool da Cerveja para que se pudesse beber entre Setembro e Outubro.

AUGUSTINER
As Augustiner mais conhecidas são a Augustiner Helles (5,2%) clara e suave, e a Edelstoff (5,6%) um pouco mais forte e doce. Outro destaque desta marca é a Augustiner Weissbier, a tradicional do Oktoberfest. Esta última e a Edelstoff são as únicas que são servidas nos tradicionais barris de madeira.
Festhalle (tenda) onde pode encontrar: Augustiner Festhalle e Fischer-Vroni.



PAULANER
A Cerveja do Oktoberfest é a Paulaner Amber (5,8%), menos forte que as restantes Cervejas que se servem no Oktoberfest e provavelmente a mais famosa. Tem uma caractrística cor ambar escura e um sabor mais suave que as outras Cervejas que se podem beber na Festa.
Festhalle (tenda) onde pode encontrar: Armbrustschützenzelt, Winzerer Fähndl e Wies’n Käfer de Schänke.



HOFBRÄU
Em 2008 ganhou a medalha de ouro no Festival Mundial da Cerveja. E como resistir a provar uma das melhores Cervejas do mundo? Hofbräu, tal como a Spaten-Franziskaner, produzem uma Märzen ligeira, elaborada exclusivamente para satisfazer a variedade do público internacional da Oktoberfest.
Festhalle (tenda) onde poderá encontrar: Hofbrau Festzelt. 



SPATEN-FRANZISKANER
As suas Cervejas mais famosas são a Pils (0,5%) que foi a primeira cerveja elaborada em Munique, e Oktoberfestbier (5,7%) que é mais forte e com uma cor mais “pálida”. A Cerveja especial desta marca é a Diät Pils (4,9%), pode ser consumida por diabéticos pois só tem 32 calorias. Sim, também se pode manter a dieta no Oktoberfest.
Festhalle (tenda) onde poderá encontrar: Hipodromo, Schottenhammel, Ochsenbraterei / Spatenbräu 



HACKER-PSCHORR
Hacker-Pschorr fermenta três vezes mais do que uma Cerveja normal, o resultado é uma Oktoberfest Märzen (5,8%) com um agradável sabor ainda que ligeiramente amargo, que combina bem com a comida servida no Festhalle.
Festhalle (tenda) onde poderá encontrar: Hacker-Festzelt, Bräurosl



LOWENBRAU
A sua especialidade para o Festival é a Wiesenbier (6,1%) que se refere ao nome Oktoberfest para os bávaros “Wiesn”. A Wiesenbier é clara, brilhante e tem um teor alcoólico superior à média.
Festhalle (tenda) onde a pode encontrar: Schützen-Festzelt, Lowenbrau-Festhalle.



# NÃO SE ESQUEÇA: a Cerveja servida na Oktoberfest é mais forte do qualquer outra cerveja que você já bebeu na sua vida, ainda mais sendo servida em Canecas (Mass) de 1 litro. A notícia boa é que a ressaca é zero.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Castelo de Linderhof

O Castelo Linderhof (Schloss Linderhof) é o menor dos três Castelos construídos pelo Rei Luis II da Baviera, mas o único que o monarca viu concluído. Esse Castelo além de ter uma bela arquitetura, impressiona pelo cenário. Amplos jardins, lago, fontes, cascatas e uma gruta artificial com rochas iluminadas que emolduram um lago menor.

As melhores vistas do Castelo Linderhof são as dos terraços e do templo de Vênus no outro lado desta piscina. Note-se a grande árvore impedindo a simetria - esta com 300 anos de idade, limoeiro ( Linde ) deu o palácio seu nome e não foi arrancada por insistência do Rei Ludwig II.


Atrás do palácio tem uma enorme cascata, onde a água cai por longos 30 degraus.

O parque tem várias outras estruturas, aberto apenas no Verão, incluindo:
  • A Gruta de Vênus (Venusgrotto) - uma caverna artificial baseado no primeiro ato da ópera de Wagner Tannhäuser .
  • O Pavilhão Mourisco (Maurischer) - originalmente parte da Feira Mundial de Paris 1867, porém mais comprado depois pelo Rei Ludwig para o parque de Linderhof.
  • A Casa Marroquina (Marokkanisches Haus) - comprado por Ludwig II na Feira Mundial de Paris 1878, mas só erguido em Linderhof Park, em 1998.

Dica: aproveite e faça a visita aos dois Castelos (Neuchwanstein e Linderhof) no mesmo dia, pois a distância entre ambos é pequena.

Como ir: Trem de Munique (Estação Central) para Oberammergau, depois o ônibus 9622 de Oberammergau para Linderhof.

Castelo de Neuschwanstein


  O Castelo Neuschwanstein ou “Novo Cisne de Pedra”, localizado ao Sudoeste da Bavária, construído na segunda metade do século XIX, serviu de inspiração para a Walt Disney criar o famoso Castelo da Cinderela. 

Foi idealizado pelo Rei Ludwig II, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. Muitos dizem que Wagner foi o seu grande e único amor. Enfim, isso não vem ao caso. O projeto desse Castelo não foi feito por um Arquiteto e sim por um Projetista de cenários para peças teatrais (Christian Jank). A primeira pedra do Castelo foi colocada no dia 5 de Setembro de 1869. O cenário a sua volta não poderia ser mais perfeito, pois além de um lago na frente, temos uma enorme floresta ao fundo.
O Rei Ludwig II era um grande admirador das artes, e construiu o castelo para servir de refúgio, para ter um lugar onde isolar-se do mundo – hoje, é um dos edifícios mais visitados do planeta. 


Apesar do seu aspecto medieval, a construção do Castelo de Neuschwanstein requereu a moderna tecnologia da época, sendo o castelo uma maravilha dos acabamentos da tecnologia estrutural. Engenhos a vapor e eléctricos, ventilação moderna e canalizações de aquecimento fazem, todos eles, parte da estrutura.

Muitas das salas do castelo são inspiradas em óperas do compositor alemão Richard Wagner, e infelizmente as fotografias internas são proibidas. O cisne foi escolhido como símbolo do castelo para homenagear o Cavaleiro do Cisne, Lohengrin, antiga lenda que inspirou Wagner a criar uma ópera de mesmo nome.


O Castelo estava próximo da conclusão quando, em 1886, o Rei foi declarado insano pela Comissão de Estado, e aprisionado no castelo. "Como pode declarar-me insano? Ainda não me examinou!" (Rei Ludwig II questionando o Psiquiatra Dr.Von Gudden). Levado para Berg, foi encontrado, no dia 13 de Junho de 1886, afogado em águas superficiais do Lago Starnberger, juntamente com o Psiquiatra Gudden, . As circunstancias exactas da sua morte permanecem inexplicadas. Mistéeeerio

Uma das fotos mais interesantes do Castelo, deverá ser feita na Marienbrücke (Ponte de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia. Essa ponte me lembra os filmes de Indiana Jones.
A dica para ir, é comprar o "Bayern Ticket" de trem. Com esse Ticket, você poderá ir e voltar por 22 €, caso tenha acompanhantes, + 4 € por pessoa. Lembrando que o máximo permitido por Ticket-Familia serão de 5 adultos.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tarifas e Zonas do Metro (S-Bahn)

Algum tempo atrás, escrevi um tópico sobre o Sistema de transporte de Munique, inclusive com um mapa de todas as linhas. Agora vou explicar como funcionam as tarifas.
Os mapas abaixo serão úteis e não se assuste com a quantidade de informações nos mapas.

(Mapa 1) https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHuPTkpLMiFChTZ9Zs1xISVMFhvfSh-E4Df1OxVYVJ4JokrkvzXb2XgPicRWuo69rPZKU2Nc9CEgAJsj3JsmSZlCJ0BFY7EIWCbHK37gq8AE8azN0q68jmRNWQMoN_6DLrTmbW5FruNHU/s1600/munich_sbahn_map.jpg

(Mapa 2) http://www.mvv-muenchen.de/fileadmin/media/Dateien/plaene/pdf/TARIFPLAN_Plan_ENGLISCH_2012_Gesamt.pdf

(Mapa 3) http://www.mvv-muenchen.de/fileadmin/media/Dateien/plaene/pdf/TARIFPLAN_Handout_Innen_2012.pdf

Exemplo: digamos que estou em Petershausen e quero ir até Marienplatz (Centro da cidade). No Mapa 1, você já sabe que Petershausen fica no final da linha S2.
No Mapa 2, você pode observar que Petershausen fica no final do anel 12. Portanto você irá pagar 12 zonas. Nos terminais eletronicos para a compra de Tickets, você vai colocar a opção:
Diária, 03 dias, Semanal ou Mensal, depois disso irá colocar da Zona 12 até a Zona 01.
Lembrando que as estações dentro da area BRANCA (Mapa 01) estão na area "Inneraum" (Interna).
No Mapa 2, estão representadas pelas zonas de 1 a 4.
Se você está dentro dessa "area branca" você irá usar o Mapa 3.

Calma, respira..acredite, não é dificil. Mesmo tendo Mapa 1, Mapa 2 e Mapa 3, o sistema funciona perfeitamente e de forma prática. Essa contagem de anéis é mais importante para quem compra o Ticket Semanal ou Mensal. Se for o Ticket diário ou o para 3 dias, você só precisa saber se você irá ficar no "Inneraum" ou na "München XXL".

Segue abaixo os preços para o Ticket diário (Tageskarten):
Sozinho: 5,60 € (Inneraum - Interno) e 7,50 € (München XXL - Externo)
Familia: 10,20 € (Inneraum - Interno) e 13,10 € (München XXL - Externo)

Não se esqueça que esses valores são das 06hs da manhã até às 06hs do dia seguinte (24hs), ida e volta, podendo usar em todos os transportes públicos (metro, bonde e onibus) e diversas vezes durante o mesmo dia. O Ticket-Familia é para 05 adultos, cada 02 crianças equivalem a 01 adulto.

Na dúvida, é só escrever que terei o prazer em ajudá-lo.

domingo, 2 de setembro de 2012

O Mundo da BMW

O Pitstop obrigatório para os apaixonados por carros é o Museu da BMW e do outro lado da rua, o BMW Welt. Ambos impressionam pela magnifica arquitetura, talvez por isso não me canso de visitar esses lugares. Vamos começar pelo museu que existe desde 1973 e oferece uma visão completa da história da marca admirada em todo o mundo. A entrada custa nove euros e a visita dura em torno de uma hora, pois é muita coisa para se ver. São cerca de 125 veículos, entre motocicletas e automóveis, além de motores, suspensões, ...
Horários: o Museu não funciona na Segunda-Feira. Portanto de Terça à Domingo de 10 as 18hs. O ultimo visitante poderá entrar 30 minutos antes do fechamento.O passeio segue um ordem cronológica, com os primeiros produtos fabricados pela BMW, que foram as motos. Depois temos os primeiros automóveis, chegando aos carros de corrida e aos automóveis de luxo tão cobiçados mundo afora. Pelo caminho, funcionários ficam à disposição para responder perguntas sobre os produtos.
 Agora vamos atravessar a passarela, que por sinal que já deixa claro o compromisso com o design, pois iremos ao "Mundo BMW" (BMW Welt).


 Agora vamos atravessar a passarela, que por sinal que já deixa claro o compromisso com o design, pois iremos ao "Mundo BMW" (BMW Welt).

A construção do BMW Welt começou em 2003, sendo inaugurado em 2007. Ao se aproximar do complexo de metal e vidro brilhando ao Sol, se retorcendo para alto, realmente impressiona até os menos amantes da arquitetura. O átrio é um convite de boas vindas, pois abre-se com vigas metálicas, chapas de vidro torcendo e girando em torno de você. O BMW Welt é uma vitrine de eficiência operacional da BMW. É a jóia da coroa da marca. 


O Local é usado para a entrega dos veículos novos e show-room dos lançamentos. É possivel aprender como funcionam todos os itens modernos instalados em cada carro, desde airbags, freios computadorizados , controle de tração, ... Para os menos afortunados, é possivel abrir as portas, sentar-se no banco do motorista e sonhar por alguns segundos.

Com milhares de carros entregues a cada mês, nada melhor que criar um local que o felizardo tenha a chance de desgustar um Espumante, enquanto aprende um pouco mais sobre o novo "brinquedo".



Se você não foi até o Welt para adquirir um novo carro, não se preocupe, a loja local não deixará você sair de mãos abanando. Mochila, Guarda-Chuva, Chaveiro, Camisa, Boné, Miniaturas,...tudo o que você possa imaginar, existe lá e com o logo da BMW.


O BMW Welt com suas lojas, funcionam de 09 às 18hs de Seg. à Sabado e no Domingo de 10 às 18hs
A entrada é gratuita.

A estação é Olympiazentrum, com o metro "U-Bahn" U3

sábado, 1 de setembro de 2012

Surfando em Munique

Isso mesmo, surfando em Munique ! O mar mais próximo fica quase a 900km, no entanto o Surf é praticado num rio. Não é qualquer rio, esse rio fica dentro do Englischer Garten "Jardim Inglês", que detém o título de maior parque urbano da Alemanha.

O Englischer Garten, além de ser um gigantesco parque urbano (com cerca de 4,17 km² "By Wikipédia"), onde podemos beber uma boa cerveja em canecas de 1 litro (Maß ou "Mass"), com uma banda tocando músicas típicas da Bavária (claro que toca o " Ein Prosit, ein Prosit"e a Chinesischer Turm "Torre Chinesa" compondo o cenário. Essa "Torre Chinesa" tem 5 andares, uns 25 metros de altura e toda construída em madeira.

Num dia de Sol e Céu azul é legal levar uma grande toalha e ficar deitado no gramadão lendo um livro ou dando um rolé de bicicleta pelas dezenas de ciclovias que cortam o parque.

O Surf é feito no rio Eisbach, que é um afluente do Isar (rio que corta Munique) e abastece o lago Kleinhesseloher, a onda fica praticamente embaixo da ponte Wittelsbacherbrücke. Não importa o clima, o dia e a hora (tem refletores), sempre vai ter uma galera surfando essas marolas. 
Os brasileiros "Top WT - ASP", Gabriel Medina e Adriano Mineirinho já experimentaram essa onda.

Dica para chegar em Eisbach (rio com ondas) é pegar o Metro (U-Bahn) U3 até a estação Thalkirchen